Estrelando Carol Nakamura ”A Riqueza dos Rios e Mares” foi o tema da nossa campanha Primavera-Verão para a marca de moda Capixaba

redação dcommx

A All Jarreau é uma marca com DNA street, urbano. Mas é também muito orgânica. Por ter nascido num Estado que inspira belezas naturais, o Espírito Santo, com belíssimas praias e balneários, toda sua equipe, da presidência à equipe criativa, do comercial ao Marketing, se inspiram nos presentes da natureza. Não só se inspiram neles como os respeitam.

Em novembro de 2015, aconteceu o maior desastre ambiental da história do Brasil: o rompimento da barragem de Fundão, localizada no subdistrito de Bento Rodrigues (que fica a 35 Km do centro da cidade histórica de Mariana) levou rejeitos de mineração da empresa Samarco. A destruição parecia cenário de guerra. Os resultados e impactos no meio-ambiente, foram devastadores. Foi um grande desastre industrial: o maior do mundo envolvendo barragens de rejeitos. 

A avalanche de lama atingiu o Rio Doce, um mundo de vida e sobrevivência para milhares de famílias. 230 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo foram atingidos. E a maioria destas cidades, abastece sua população com a água do Rio. Muitas espécies de peixes morreram. Centenas de milhares deles e toda a vida aquática foi comprometida. Casas e carros foram arrastados. Junto com a água destruída e lama contaminada por rejeitos de minérios, as lágrimas de que vem sempre viu no rio esperança, vida e sobrevivência. Gente sem água, cidades sem rio. E sem rio, o fluxo de vida não corre. 

Duas semanas depois, a lama do desastre chegou ao mar, no Norte do Espírito Santo. A prefeitura de Linhares interditou as praias de Regência e Povoação e emitiu um alerta para que as pessoas não entrem na água. Foram espalhadas placas ao longo das praias informando que a água está imprópria para o banho.

Em dois dias a mancha de lama se alastrou por mais de 15 quilômetros ao norte da foz do Rio Doce e mais sete quilômetros rumo ao sul. Uma das regiões afetadas foi a Reserva Biológica de Comboios, unidade de conservação costeira que protege o único ponto regular de desova de tartaruga-de-couro na costa brasileira.

Em lama de rejeitos faz o município de Regência enfrentar o segundo verão sem turistas, agora em 2017. E até agora nada foi feito. Donos de pousadas, bares e casas de shows ameaçam fechar as portas. 

Sem expectativa de turismo, tudo parado. Comércio cambaleante e alguns resilientes. Natureza tenta sobreviver. 

E neste cenário do caos e do descaso da iniciativa privada, dos responsáveis pela tragédia e da iniciativa pública e da imprensa que aos poucos se esquece do que acontece, A All Jarreau quer celebrar com esta coleção primavera-verão, A RIQUEZA DOS RIOS E MARES

O Mar de Regência, que tinha água cristalina, ficou com a cor da lama. As ondas do mar da Vila de Regência, também famosas para o surf, viraram ondas de tristeza. Pousadas e lojas amargam os cancelamentos durante o verão. 

Ambientalistas consideraram que o efeito dos rejeitos no mar continuará por pelo menos mais cem anos. 

Chumbo, cádmio, manganês e arsênio, altamente tóxicos, foram depositados no mar do Espírito, e encontram-se concentrados na Vila de Regência, comprometendo a fauna e flora litorânea e a economia da pesca. 

Houve por muito tempo falta de água para consumo. Paira incerteza em relação ao futuro. 

Espécies podem ter sido extintas. Mas nossa esperança e crença na natureza não.

A All Jarreau acredita na força da natureza e na riqueza dos Rios e Mares. 

E por isso se inspirou na RIQUEZA DOS RIOS E MARES coleção primavera-verão 2018 PARA PROVAR SEU RESPEITO, AMOR E ESPERANÇA PARA A NATUREZA E QUE HÁ VIDA RECOMEÇA A TODO INSTANTE. 

A fauna e a flora existente em todos os municípios por onde passa o Rio Doce até chegar ao litoral do Espírito Santo, é muito rica. Uma infinidade de cores, texturas, espécies. Flores, frutas, árvores.